Ambos os certificados podem ser usados para emitir nota fiscal eletrônica, pois os dois são emitidos pela ICP-Brasil, Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, e contém o número de CNPJ da empresa. Diversos clientes Para emitir NF-e, sua empresa de qualquer um dos 27 estados pode usar certificado A1 (recomendado) ou A3.
O Certificado Digital NF-e pode ser atribuído a qualquer funcionário da empresa, permitindo ao empresário nomear o responsável pela emissão das notas fiscais sem que seja necessário compartilhar o e-CNPJ da empresa e senha. Um certificado digital para emissão de nota fiscal que possui várias opções de modelos, que se enquadram nas diferentes necessidades das empresas.
É indicado para quem precisa emitir e assinar notas fiscais eletrônicas e indicará como titular do Certificado Digital um funcionário que fará a emissão dessas notas fiscais.
A emissão de Notas Fiscais por meio do e-CNPJ é aconselhável somente se o próprio titular do Certificado for o emissor das notas.
Se mais de uma pessoa for responsável por essa parte do negócio, é indicada a compra do Certificado Digital Emissor de Notas Fiscais, que é emitido vinculado ao e-CNPJ da empresa, mas com o CPF do funcionário. Uma vez que o certificado do tipo A1 estiver emitido e instalado no computador do titular e/ou responsável pelo uso, a Valid Certificadora não possuirá responsabilidade pelo uso e proteção deste.
Caso o computador seja formatado
Caso o computador seja formatado, danificado, ou substituído, o certificado digital precisará ser novamente instalado por meio da cópia de segurança (backup), realizado pelo próprio consumidor em sua máquina, após a emissão e instalação do certificado digital.
Através desse artigo, você vai poder esclarecer suas dúvidas sobre o que é como funciona o certificado digital. Também conhecer outras modalidades como o tipo de certificado a1 e a3 e entender quem pode usá-lo.
Na falta de um backup
Na falta de um backup, o cliente deverá realizar a compra e agendamento da validação presencial para a emissão de um novo certificado digital. NÃO MANTEMOS CÓPIA OU MÉTODO DE RECUPERAÇÃO DOS CERTIFICADOS DIGITAIS, conforme determinação normativa (DOC-ICP-04) da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), órgão regulador do processo de certificação digital no Brasil.
Caso as senhas PIN ou PUK sejam esquecidas ou digitadas por mais de 03 (três) vezes consecutivas de forma incorreta, o cartão ou o token SERÁ BLOQUEADO DEFINITIVAMENTE, SEM POSSIBILIDADE DE RECUPERAÇÃO, tornando as mídias e o certificado digital inutilizáveis. Nosso sistema possibilita a emissão das principais Notas Fiscais Eletrônicas.
Essa versão é vinculado diretamente com a Receita Federal, permitindo a assinatura de documentos que representem a empresa, emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). Assim, como as demais certificações digitais, este modelo também tem validade jurídica.
Fale com a gente
Nosso Endereço
R. João Negrão, 731 – Centro, Curitiba – PR, 80010-200